quarta-feira, 7 de julho de 2010

AS TENDÊNCIAS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA

A Educação Matemática tem conquistado espaço nos últimos anos como área interdisciplinar, que procura em outras áreas do conhecimento – Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia – subsídios para enfrentar os desafios que se apresentam na formação do cidadão para o século XXI. Desafios estes que se tornam mais freqüentes em uma sociedade cuja produção científica e tecnológica cresce vertiginosamente.
Entende-se a Matemática como um conhecimento produzido e sistematizado pela humanidade, portanto, com o objetivo de conhecer , interpretar e transformar a realidade. Em compreensão da história da humanidade – em processo de produção nas diferentes culturas – buscando romper com algumas concepções fundamentadas na corrente de pensamentos positivistas e entender o caráter coletivo, dinâmico e processual da produção deste conhecimento que ocorre de acordo com as necessidades anseios dos sujeitos.
Com este entendimento, é importante, também, perceber a Matemática como uma forma de expressão, isto é, como uma linguagem que é produzida e utilizada socialmente como representação do real e da multiplicidade d e fenômenos propostos pela realidade.
No contexto, a função do educador matemático – como mediador entre o conhecimento adquirido socialmente pela criança e o conhecimento escolar – é possibilitar ao aluno a apropriação da forma sistematizada de pensamento e de linguagem que é a Matemática, partindo das experiências vividas pela criança para atingir níveis mais complexos de abstração.
A Educação Matemática tem como objetivo possibilitar ao aluno a apropriação deste conhecimento
como um dos instrumentos necessários ao exercício da cidadania.

TENDENCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE EDUCAÇÕA INFANTIL E DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CAMPOS NUMÉRICOS

Números Naturais

. Produção histórico-cultural
. Conceito
. Sistema de numeração, com ênfase ao decimal
. Operações
Números Racionais

. Produção histórico-cultural
. Conceito
. Matemática Financeira:
Razão / Porcentagem
Proporção
Sistema Monetário
Câmbio
Análise Combinatório

. Arranjo . Combinação . Permutação
CAMPOS ALGÉGRICOS

- Álgebra
. Produção histórico-cultural
. Conceitos
- Relações
- Funções

CAMPOS GEOMETRICOS

Geometria Espacial

. Produção histórico-cultural
. Definição
. Sólidos
Geometria Plana

. Produção histórico-cultural
. Definição
. Figuras Geométricas Planas ( Retas , Planos, Ângulos)
Sistema de Medidas

. Produção histórico-cultural . Medidas de Massa
. Medidas de Comprimento . Medidas de Tempo
. Medidas de Superfície . Medidas de Velocidade
. Medidas de Volume . Medidas de Temperatura
. medidas de Capacidade

ESTATÍSTICA

Produção histórico-cultural
Gráficos Estatísticos
. Gráfico de barra
. Gráfico de coluna
. Gráfico de linha
. Gráfico de setor


Postado por: Erica de Souza Guimarães.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, eu também estou cursando Matemática pela UAB/UNEB grupo G8-Pólo Ibotirama-Ba
    o endereço do nosso blog: www.ressignificandomatematica.blogspot.com

    ResponderExcluir