quarta-feira, 7 de julho de 2010

MARCAS HISTÓRICAS DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL

O Movimento da Matemática Moderna, desencadeado no Brasil,
especialmente em 1960 e 1970, provocou mudanças significativas nas
práticas escolares. No entanto, ainda não conhecemos o alcance e as
implicações dessas mudanças nas práticas pedagógicas de Matemática. O
presente artigo, ao focalizar aspectos históricos desse movimento,
aponta formas de sua apropriação pela comunidade científica brasileira
como também tenta localizar formas possíveis de inserção das idéias
modernizadoras na materialidade do cotidiano escolar. Inicialmente,
focaliza antecedentes do Movimento da Matemática Moderna, analisando
ações desencadeadas pela comunidade científica em prol da propagação
do movimento que “revolucionou” o ensino de Matemática, especialmente,
ações efetivadas pelos participantes dos Congressos Brasileiros de
Ensino de Matemática, realizados no Brasil, na década de 50. Em
seguida, localiza, nas provas de Matemática do Exame de Admissão ao
Ginásio aplicadas, no Estado de São Paulo, no período de 1931 a 1969,
vestígios das alterações ocorridas no ensino de Matemática, durante
esse período. Finalmente, mostra formas de incorporação das idéias da
Matemática Moderna nas práticas escolares, utilizando relatos de
dilemas vividos em sala de aula por uma protagonista do movimento nos
anos 60. Ao desvelar aspectos da penetração do movimento na escola
brasileira, o presente estudo sinaliza para as implicações e
conseqüências na experiência matemática dos agentes escolares,
destacando a importância e a necessidade de ampliação de estudos
culturais acerca da vida e morte desse movimento, que assustou pais e
ocupou, de forma exagerada a cabeça dos alunos, com uma simbologia
rigorosa e abstrata, que em nada enriqueceu a formação científica do
cidadão.

Postado por: José Francisco Pimentel.

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