quarta-feira, 7 de julho de 2010

OTP de Matemática ( reflexão):

Ações educativas e a aprendizagem do aluno nas aulas de Matemática

Para alcançar esses fins e manter um nível de ensino de Matemática de alta qualidade, a Educação Matemática também se empenha na formação continuada de professores de Matemática por meio de cursos de Licenciatura em Matemática ou em cursos de curta duração, com metas mais limitadas, bem como em cursos de pós-graduação latu e stritu sensu. Seu objetivo fundamental é tornar esse ensino o mais eficaz e proveitoso possível.
O uso de materiais concretos e jogos como o frac-soma235, os modelos geométricos em cartolina, acetato ou folha de plastico rígido, modelos geométricos em canudinhos ou palitos de picolé, os modelos geométricos de poliedros transparentes, dentre outros são consideradas ações educativas em Matemática.
A etnomatematica é uma perspectiva sócio cognitiva no ensino da matemática, sendo que a resolução de problemas como estrategia cognitiva juntamente com a modelagem matemática e a representação do pensamento matemático poderiam ajudar bastante na captação do aprender matemático. O uso de computadores e calculadoras no ensino da matemática também enfoca bastante o aprendizado do aluno.

Falar de organização remete-se a um acompanhamento e controle que objetiva detalhar as metas e prioridades dentro do trabalho docente, ou seja, a organização é uma peça chave que está intimamente ligada ao objetivo primordial da escola que é promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. É importante pontuar que a organização do trabalho pedagógico se dá em dois níveis: no da escola como um todo, com seu projeto político pedagógico e no da sala de aula, incluindo as ações do professor na dinâmica com seus alunos, através de seu planejamento e planos de aulas.

A equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário